segunda-feira, 1 de abril de 2013

Homenagem ao Dr. Abílio Rocha



No passado dia 22 de Março um número assinalável de trabalhadores no activo e aposentados do Instituto do Emprego e Formação Profissional reuniu-se num jantar de homenagem àquele que é por muitos considerado o mais carismático Delegado Regional do Norte do IEFP: Abílio Rocha.

O Dr. Abílio Rocha foi o primeiro Delegado Regional do Norte do IEFP e um dos principais responsáveis pela implementação dos serviços de coordenação da região, sendo-lhe reconhecido o mérito de ter estabelecido uma rede de aproximação dos serviços públicos de emprego às comunidades locais, de trabalho em prol das pessoas e do desenvolvimento. 

Como homem fiel às suas convicções, ao jubilar-se não deixou de afirmar que muito do seu sucesso decorreu “dos problemas serem resolvidos através de soluções de proximidade, ao invés da centralidade actual.”

Por temperamento avesso ao elogio, não deixa, no entanto, de ser merecedor do reconhecimento público de todos os que com ele trabalharam e que com ele aprenderam o significado de solidariedade, lealdade e dedicação ao serviço público. Todos lhe reconhecem o pragmatismo e a objectividade na acção, a coerência política e a lealdade institucional e pessoal.

O companheiro Abílio Rocha foi sempre um Delegado Regional que soube ouvir os trabalhadores e com eles estabelecer laços sólidos e que soube expressar com verbo fácil aquilo que se pretendia, quando, por quem deveria ser feito e de que forma.

Sempre avesso a soluções de centralismo o Dr. Abílio foi um Delegado que lançou as bases de um Serviço de Emprego com competências regionais e locais próximo dos problemas e das soluções.

Neste momento, em que deixa a instituição por via da passagem à reforma, não poderia também o núcleo de Empresa do IEFP dos TSDs do distrito do Porto deixar de prestar uma homenagem enquanto homem dotado de carácter, objectividade e coerência, que lhe permitiu ser reconhecido, não apenas como dirigente, mas, sobretudo, como líder por todos os que com ele conviveram.

Ao Dr. Abílio Rocha o Núcleo do IEFP deseja os maiores sucessos pessoais na sua nova etapa de vida.

Sem comentários: