sexta-feira, 11 de abril de 2008

Opinião: "Pluralismo Cor-de-Rosa"

Joana Ascenção *

Sou mulher.
Sou plural, e aceito o desafio da diferença como um bálsamo do exercício da liberdade de expressão, de opiniões e …de sensibilidades. Sou mulher!
Sou mulher, e gosto da cor cor-de-rosa! Mas, não gosto da cor do novo lápis da censura (o lápis azul, de outros tempos…), e que agora assume um nome: lápis da manipulação invisível.
O relatório da Entidade Reguladora da Comunicação-Social emitido acerca do Pluralismo Político- Partidário (compreendido entre o período de Setembro a Dezembro de 2007) na RTP é revelador da ausência de oportunidade de exercício de liberdade de difusão plural neste domínio.
Na verdade, uma nova forma de censura grassa: a manipulação dos conteúdos e dos critérios editoriais. Mais grave ainda se torna, quando é a própria ERC quem emite esta declaração: a de que, existe uma clara sub-representação do PSD em todos os canais do operador de serviço público de televisão. Nenhum dos argumentos invocados quer pelo Partido Socialista quer pelo Director da Informação da RTP colhem justificação. Invocar a Presidência da União Europeia como facto que justifica esta subvalorização do debate e pluralismo partidário é usar de um fraco argumento. Até parece que durante este período Portugal não sofreu e viveu conturbados períodos políticos e factos que justificariam maior visibilidade e cobertura. Outros argumentos, que por si só justificariam sempre uma valorização do debate político, a saber: a aprovação do Orçamento de Estado; a Greve Geral dos funcionários Públicos; a discussão sobre o novo Aeroporto de Lisboa; a Lei dos Partidos Políticos, e por fim, mas não menos importante, as Directas no Psd!
De facto, Portugal não tem tido uma vida cor-de-rosa e os Portugueses andam cinzentos e fartos de sonhar, com o sonho cor-de-rosa.
Mas, eu sou mulher… sou sensível….gosto de todas as cores …e também do cor-de-laranja.
Sou mulher, e acredito que, só um arco-íris de cores de opinião fará ressurgir as mentes adormecidas deste País.
O relatório recentemente publicado por parte da ERC fará despertar, estou certa, parte da opinião pública em geral da manipulação que diariamente lhe é oferecida.Mas caberá a cada uma das cores do arco-íris fazer cintilar e reivindicar o seu lugar.Para isso, será necessário que todas as Mulheres e Homens do PSD se juntem em uníssono fazendo mostrar toda a sua luz. Tal qual um Pirilampo Mágico: de cor forte e sempre presente e activo.

* Advogada e Deputada à Assembleia Municipal da Maia

Sem comentários: