quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Segurança Social salva o Orçamento de Estado?

Andamos todos tão preocupados com o dia a dia, e para isso não faltam razões, que nem damos conta, nem nos interessam, parece, os problemas do futuro… as preocupações são tantas que nos chegam as do dia a dia. Mas, bom seria pensar, também, no futuro próximo, ou seja, nas pensões ou reformas de quem, ainda, trabalha.
Aclaremos o assunto.
A líder do PSD, em recente entrevista ao Público e à Rádio Renascença, quando questionada sobre o volume, sempre crescente e quase diária, de investimentos e subsídios para combater a crise, afirmou textualmente: "é estranho que o Governo tenha anunciado e continue a anunciar, tantas medidas, tantos milhões para aqui e para li e não se sinta na obrigação de fazer um orçamento rectificativo. Não se discutem as políticas, discute-se a legalidade das mesmas.
O orçamento não estava preparado para este tipo de medidas logo, se elas estão a surgir em catadupa, quer dizer que não estão a sair do orçamento, senão ele teria que ser corrigido. Duvida-se, assim, que estejam a sair é da Segurança Social. Se for isso o que está a acontecer, pode violar-se o princípio da relação de confiança com os cidadãos, senão se lhes assegurar uma pensão na sua velhice. Tal seria dramático.
É de todos sabido que o Governo tardou o mais que pode o reconhecimento da actual crise, o que permite acreditar que todos estes milhões estejam a sair de onde não deviam, por simples e costumada teimosia do Governo.
Estas e outras situações estão a impedir uma relação de transparência que pode ser fatal para o nosso futuro após as eleições legislativas. O Partido Socialista tem tanto medo de perder as eleições que só pensa em enganar-nos até Outubro. Depois quem vier atrás que feche a porta. Só que nessa altura já nem haverá porta para fechar…estaremos todos na rua.
Ainda que doloroso, impõe-se FALAR VERDADE.

Orgãos Distritais do Porto (Secretariado Distrital e Mesa da Assembleia Distrital)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

TSD Matosinhos: Comunicado do Secretariado Concelhio


COMUNICADO


No seguimento de outras intervenções de pura propaganda ,o Srº Presidente da Câmara de Matosinhos ,na ultima Assembleia Municipal, afirmou que o desemprego neste Concelho diminuiu nos últimos 4 anos tendo passado de cerca de 9000 desempregados para 7942 em Março de 2009.
Saberá o Drº Guilherme Pinto que depois de inaugurar há cerca de 6 meses com pompa e circunstancia o Centro Comercial Mar Shopping as lojas ali inseridas já despediram nos últimos 2 meses mais de 200 trabalhadores?
Saberá o Dr. Guilherme Pinto que no ninho de empresas situado na Lionesa em Leça do Balio já temos firmas com despedimentos colectivos a juntar a muitas outras por todo o Concelho?
Saberá o Dr. Guilherme Pinto a quantidade de firmas que se encontram em processo de Lay-Off?
Esquece-se o Sr. Presidente da Câmara de somar ao numero de desempregados divulgados pelo IEFP, os que frequentam Formação Profissional, os jovens inseridos em Estágios Profissionais, os indisponíveis por várias razões, as centenas de subsidiados que se encontram em Programas Ocupacionais além dos que não se encontram inscritos no Centro de Emprego mas que se encontram desempregados.
E porque não divulgar o numero de Matosinhenses que neste momento usufruem do Rendimento Social de Inserção dado não terem outro meio de subsistência?
É altura de cair na realidade sobre o que se passa em Matosinhos e não enganar mais a população.

Também em Matosinhos é altura de FALAR VERDADE!

O Secretariado Concelhio dos Trabalhadores Social Democratas